Técnico Informática QI
Seja bem-vindo(a) ao Fórum Técnico em Informática QI

Participe do fórum, é rápido e fácil

Técnico Informática QI
Seja bem-vindo(a) ao Fórum Técnico em Informática QI
Técnico Informática QI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interface Window Maker

Ir para baixo

Interface Window Maker Empty Interface Window Maker

Mensagem por lari Ter maio 12, 2009 2:32 am

A história do Window Maker começa com o Next Step, mas o que é isso? Next Step era o sistema operacionalç que rodava nos computadores Next da Aplle. Os computadores não foram um grande sucesso de mercado e sairam de linha. Mas o sistema operacional não conhecido como "Mach" o sistema possuia uma interface gráfica denominada "Next Step", famosa por causa da facilidade de uso e beleza. No ano de 1993, o Next Stept e a Sun chegaram a um acordo para portar o Next Step para outras plataformas mais especificamente os Unhas. Com isso nasceu a API One Step, que seriam especificações comuns para um ambiente gráfico na forma de bibliotecas de desenvolvimento. A partir dai surgiram interfaces gráficas para plataformas Sun e NT.
O Window Maker é um Window Manager que foi criado inicialmente por um brasileiro e depois adotado por vários outros programadores no mundo. Sua principal caracerística é a de ser bastante leve e configuravél. Além disso possui vários aplicativos escritos especialmente no formato de um quadrado que se encaixa perfeitamente no Desktop do Window Maker, e que são de grande utulidade: são os Dock Apps.
É um gerenciador verde e amarelo, desenvolvdo pelo Alfredo Kojima. O Window Maker chegou a ser a interface gráfica default no conectiva 3 e 4, mas acabou perdendo o ponto para o KDE. O Window Maker parece complicado no início, mas com o tempo ele se revela um gerenciador bastante prático.
O Window Maker tem também uma ferramenta de configuração centralizada, o Wmaker Config. Você encontrara um atalho para ele entre os ícones do dock. Ele oferece uma quantidade espantosa de opções, mouse, teclado, cores, animações, ícones, efeitos, entradas no menu de programas e comportamento das janelas.
Apesar de ser uma interfacxe diferente das tantas que existem, basta um pouco de treinamento para você notar que o Window Maker possui muitas opções intersantes. Ele é um ambiente de fácil adaptação, pois seus menus e ícones ajudam na realização das tarefas, e os atalhos através do teclado facilitam seu uso. Entre suas características podem citar.

Very Happy Possui suporte a vários idiomas.
Very Happy A criação de ícones para aplicações pode ser feita através de funcionalidades do tipo "arrastar e soltar"
Very Happy Pode-se trabalhar com múltiplos áreas de trabalho
Very Happy Existe a intenção com aplicações de outras interfaces gráficas

Interface do Window Maker


Para colocar uma aplicação em forma de ícone você deve primeiramente executá-la e em seguida, arrastar o ícone da aplica~ção(também chamado de minijanela) até a área do dock. As minijanelas geralmente são criadas na área inferior da tela. Com isso, a aplicãção pode ser executada diretamente, através de um clique duplo sobre o ícone.
A forma dos ícones também pode ser notificada. Para isso, voc~e deve clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone e acionar o item configurações. Através dele você configurar o caminho ou linha de comando da aplicação, e pode também modificar a imagem do ícone.

A área de trabalho de Window Maker

O menu de aplicações


Você pode também acessar este menu através da tecla F2. Através do Menu de Aplicações é possível acessar praticamente todas as funcionalidades do sistema. Segue abaixo uma explicação rápida de todas as opções presentes neste menu.

Conectiva: mostra uma listagem de programas que podem ser executados diretamente pelo menu.
Informações: exibe informações gerais do sistema como informações legais e lista de processos, entre outras.
XTerm: ao clicar neste item, uma janela de terminal será executada.
Áreas de trabalho: fornece opções para você trabalhar com múltiplas áreas de trabalho.
Seleção: esse menu auxilia você a mandar e-mails ou navegar, fazendo uma seleção´prévia da URL ou do e-mail desejado. Para e-mails é utilizado o leitor sine que está presente no conjunto de cds do Conectiva Linux, e para URLs é utilizado o navegador Nextscape. Se você desejar enviar um e-mail, por exemplo, selecione o endereço eletrônico(com o mouse) e dirija-se á opção E-mail Para.

Agora basta você utilizar o cliente de e-mail. O endereço selecionado deve estar escrito no formato texto.

Área de trabalho: mostra opções para você trabalhar com sua área de trabalho atual como atualizar a área de trbalho, travar e mostrar todos os aplicativos em execução, entre outras opções.
Aparência: trabalhar com a aparência da área de trabalho. Através desta opção é possível modificar ícones, papéis de parede e outros itens do layout da área de trabalho.
Sair: através deste menu você pode sair do gerenciador de janelas, ou também alterar para outro de sua preferência.

No submenu Sair existem duas opções que parecem iguais: Sair e Terminar Sessão . Existe uma sutil diferença entre elas a primeira opção indica que apenas o gerenciador de janelas será finalizado, enquanto que a segunda finaliza o gerenciador de janelas, todas as aplicações em execução e o servidor de janelas X.

Do mesm o modo que é possível executar aplicativos através do Menu Aplicações, você pode também utilizar os ícones das aplicações que estão na área do dock, bem como utilizar a linha de comando, abrindo um terminal.

lari
Novato
Novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/05/2009
Idade : 39
Localização : canoas

http://www.hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos